quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Empreendedorismo: sétimo encontro


Nosso sétimo encontro teve como tema o empreendedorismo! Depois de trabalhar a coerência, a empatia, a co-criação, a liderança e a poesia, foi hora de colocar todos esses dons a serviço de uma ação prática. Não que os outros encontros não tenham trazido frutos para a vida profissional e pessoal – pelo contrário! -, mas o encontro do empreendedorismo colocou isso em pauta com mais ênfase, ao propor a criação de soluções inovadoras para a liderança do coração.

Para nos apoiar, contamos com o apoio do Fábio Souza, do projeto Senhor Sustentável. Fábio é designer, e trouxe uma visão bem interessante sobre o processo de criação de uma solução ou de um produto, ressaltando a importância de ser criativo e criar idéias que realmente possam sair do papel.

O encontro começou – como já é costume – com uma dança circular. Depois, foi hora de perceber, através de uma contação de história, os desafios e recursos necessários para realizar um empreendimento.

NUVEM DE PALAVRAS-CHAVE

Então foi hora de todas formarem duplas para conversar sobre as características e recursos de uma liderança do coração. Quais são elas? Foi aí que começaram a pipocar uma série de palavras, que nós organizamos numa nuvem de palavras-chave. As palavras-chave da LIDERANÇA DO CORAÇÃO foram:

Estar aberto
Coerência
Questionar de maneira empática
Pensar antes de agir
Técnica de relaxamento
Desafio
Ser prazeroso
Fazer diferença
Liderar
Toque
Saber enxergar o outro
Cuidar de nós mesmos
Estar em paz
Fazer o bem
Oportunidade
Atenção
Beijo
Ser amado
Coerência
Cuidado com nós mesmos
Reconhecer os próprios erros
Humildade
Muitas responsabilidades
Pedir ajuda
Não existe educação sem amor
Empreender
Olhar
Contar histórias
Aprender a respirar melhor
Dar amor
Compartilhar idéias
Diálogo
Sugerir
Cultivar harmonia
Mudanças
Alegria
Poesia
Carinho
Respeitar o tempo de cada pessoa
Abraço
Levar liderança
Saber ouvir
Criatividade
Tratar do coração
Paciência
Sinceridade
Observação
Integridade
Estar aberto a novas idéias
Flexibilidade
Humanização
Viver o momento
Respeito
Co-criação
Enxergar a si próprio
Aprendizado e conhecimento

Depois de elencar tantas qualidades e palavras positivas, foi hora de olhar para os desafios que surgem, na hora de empreender a liderança do coração no dia-a-dia. Quais são eles? Em uma rodada de discussões, o grupo levantou alguns: dificuldade em levar propostas novas para suas organizações, participação pequena das famílias no desenvolvimento dos filhos, conseguir fazer as práticas (exercícios de biopsicologia, automassagem e respiração profunda) com regularidade...

Os desafios e qualidades foram usados em um jogo chamado Repenser, criado pelo Fábio do Senhor Sustentável. Este jogo é ótimo para estimular a criatividade na hora de criar um projeto, e ao mesmo tempo trazer foco e direcionamento prático. E o melhor: é muito divertido! Confiram no próximo post.
Para aguçar a criatividade, também aprendemos uma dinâmica muito legal: Repensar Soluções. Confira aqui como facilitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário